Baixa emissão VOC

As tintas com baixo VOC (componentes orgânicos voláteis, da sigla em inglês) são formuladas em uma recentíssima tecnologia, voltada para o respeito ao meio ambiente, que procura trazer sustentabilidade a este amo.

Este processo ajuda a minimizar – quase zerar – a poluição causada no ar e no ambiente quando é realizada uma pintura seja qual for o tipo do trabalho realizado, também determinando uma diminuição em problemas na saúde das pessoas expostas a esses a materiais.

pintura carro

Com as tintas com baixo VOC, a tendência é que sumam problemas como alergias, hipersensibilidades e irritações vindas do uso de tintas. O processo de expansão desse tipo de tinta no mercado brasileiro é a expressão da busca pela sustentabilidade em todos os ramos da sociedade do nosso país, com crescimento substancial nos últimos tempos.

Em nível global, as indústrias de tintas têm trabalhado para o desenvolvimento de produtos que prescindam do solvente em sua composição, ou seja, livres de poluentes. A redução nos índices de emissão de compostos orgânicos voláteis na atmosfera já é uma preocupação presente.

As tintas com baixo VOC se destacam no processo evolutivo da formulação de tintas por conterem pouco, ou nenhum, teor de solventes orgânicos em sua composição.

Tal formatação, das tintas de VOC baixo, são fruto da utilização de tecnologia de ponta para o preparo de tintas, com a presença de matérias-primas especiais e, também, procedimentos diferenciados na sua formulação.

Esses produtos primam pelo respeito ao meio ambiente e pela redução do impacto ambiental quando são utilizadas, tudo para evitar a poluição do ar. O futuro aponta para que as indústrias de tinta fabriquem produtos livres de VOC, ou seja, sem solvente em sua composição.

Para isso, é necessário o desenvolvimento de ligantes que formem película sem necessidade da presença de solventes, coalescente e glicol, que possibilitem a formulação de tintas com iguais características das atualmente disponíveis.

Acompanhe o blog da Multimaq para ficar por dentro das principais tendências e dicas relacionadas aos equipamentos e processos de pintura!

Compartilhe:
Facebook Twitter Linkedin Email Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *