Preparação de Superfícies

Preparar a superfície antes de efetuar a pintura é tão importante quanto a qualidade da tinta escolhida para realizar um trabalho. Para tanto, é necessário fazer uma avaliação da superfície que será pintada, para efetuar a preparação mais adequada.

Para tanto, em qualquer caso, a superfície tem de estar limpa ou ter sido lixada. Além disso, não pode apresentar umidade ou ter presença de pó, graxa, gordura ou óleo antes da aplicação da tinta.

prep superficie

Se houver a presença de mofo ou, por exemplo, resíduos de poluiçã, deve ser utilizado um limpador de superfícies. A superfície tem de ser lavada com solução de três partes de água sanitária para uma parte de água, até a remoção total das impurezas encontradas.

É imprescindível que se deixe secar totalmente antes de pintar. A solução limpadora só pode ser aplicada com o local arejado, pois a inalação do produto pode causar irritação nas narinas e nos olhos.

Com outros tipos de mancha, também utilize um limpador ou água e sabão. Caso a mancha não saia, é possível que, mesmo após a pintura, ela possa migrar para a superfície, trazendo prejuízos a tinta utilizada e comprometendo a pintura como um todo. Essa ocorrência pode ser impedida com a aplicação de um selador, que visa bloquear a mancha.

Em situações de tinta descascada, é preciso lançar mão de uma espátula, ou lixa, para a retirada das partes soltas e salientes e, em seguida, é preciso que seja feita uma limpeza com um pano umedecido em água.

Acompanhe o blog da Multimaq para ficar por dentro das principais tendências e dicas relacionadas aos equipamentos e processos de pintura!

Compartilhe:
Facebook Twitter Linkedin Email Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *